UNILATUS: UMA HISTÓRIA QUE TRANSFORMA VIDAS

Missão | Parceiros | Corpo Docente | Metodologia

Criada em 2005 por uma equipe de profissionais com ampla experiência eEducação e Projetos Sociais, a UNILATUS atua na área de formação e qualificação profissional, com foco na formação de pessoas que possam atender as demandas do mercado de trabalho contemporâneo. Através dos seus cursos de Pós-Graduação, Extensão, Cursos Livres, Aperfeiçoamento e de Capacitação em diversas áreas do conhecimento.

 OBJETIVOS: 

  • Contribuir com a formação de profissionais nas diferentes áreas de conhecimento, suscitando o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional;
  • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento crítico e reflexivo;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, dentro de cada módulo ofertado em seus diferentes cursos;
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos, tecnológicos e técnicos;
  • Prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
  • Promover a extensão, aberta à participação popular, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição.

MISSÃO INSTITUCIONAL DA UNILATUS: [Voltar]

  • Desenvolver soluções inovadoras de educação no âmbito regional, prestando serviços pautados na ética e compromisso social, buscando a satisfação dos seus clientes, parceiros, colaboradores e, assim, transformar vidas.

Com isso, o conjunto de ações a serem implementadas pela UNILATUS, seja de forma isolada ou integrada, certamente proporcionará reflexos positivos sobre os aspectos socioeconômicos regionais e locais, com consequente melhoria na qualidade de vida dos seus alunos, facilitando, com isso, o cumprimento de seus objetivos. Outro segmento que a UNILATUS atende é a realização de Concursos e Seleções, tanto para a rede pública ou privada, prestando uma consultoria eficiente – desde o edital até a publicação dos resultados.

A sede da UNILATUS localiza-se na cidade de Jacobina, Bahia, distante 330 km da capital, Salvador. Segundo artigo intitulado “Impressões urbanas: narrativas fotográficas de Jacobina em um contexto desenvolvimentista”, do autor Valter Gomes Santos de Oliveira, foi a partir dos anos de 1950 que esta cidade viveu “os seus momentos de ebulição, com crescimento demográfico, incremento da economia e transformação do seu cenário urbano”, como resultado da euforia desenvolvimentista e do nacionalismo que o país passava, naquele momento. Em outro artigo, datado de 1923, intitulado “200 anos depois: a então vila de Jacobina”, o jornalista, escritor e historiador Afonso Costa retrata esta cidade do interior, sua terra natal, como uma:

Cidade elegante, estirada ao sopé e à curva das montanhas, o Rio do Ouro atravessa-a como filial do Itapicurú-mirim, que por seu turno passa em linha acachoeirada, sobre os cascalhos soltos, cingiando-a por todo o curso do casario. Ruas e praças, sem a esthetica das urbs modernas, mas denotando a feição tradicional dos seus primeiros, nisto deve permanecer por todo o tempo demais, em honra ao passado que as formara, apenas recebendo as leves modificações actuaes da architectura, para o confirmar de sua evolução naturalmente demorada, mas naturalmente em congruismo com o seu povo. (OLIVEIRA, 2007, p.1).

Esta “cidade elegante” conforme denominou o autor, vem se consolidando ao longo dos anos numa região emergente, cuja população estimada em 2016 é de 83.635 pessoas, segundo o IBGE. Apresenta uma grande diversificação de atividades em todas as áreas, especialmente no campo educacional que, necessariamente, requer profissionais qualificados e com formação específica para atendimento dos diversos campos do conhecimento que o mercado precisa.

Estruturalmente, essa região dispõe de uma boa oferta de serviços, além de uma infraestrutura básica de apoio, composta por significativa oferta de energia elétrica, telecomunicação fixa e móvel, abastecimento de água tratada, rede bancária e serviços de saúde pública e privada.

Este cenário contribuiu e fortaleceu ainda mais a UNILATUS, no momento em que passou a contribuir com a formação de pessoas para atender a demanda local e, das cidades ao seu entorno. Desse modo, a UNILATUS apresenta–se como uma alternativa de desenvolvimento educacional e profissional para a comunidade regional, cujos cursos oferecidos pela instituição possuem uma vinculação com a necessidade da população de sua área de extensão, articulados com a pesquisa e extensão, promovendo uma educação de qualidade e contribuindo com uma parte da formação do homem para a cidadania, tornando-o um cidadão atuante no processo de transformação social.

 


PARCEIROS DA UNILATUS [Voltar]

A UNILATUS, ciente do seu papel social, busca manter intercâmbio e parcerias, estabelecendo programas de formação intelectual e profissional, sempre primando pela excelência no exercício das práticas pedagógicas, através da constante avaliação desenvolvida pela equipe, que procura exercitar nos alunos as habilidades e competências, a partir do pensamento trialético: pensar, sentir e atuar.

 


CORPO DOCENTE DA UNILATUS [Voltar]

Os cursos são ministrados por um corpo docente altamente qualificado, com formação stricto sensu (Mestres e Doutores), formados por Universidades renomadas no Brasil e, no exterior. Já os cursos que são voltados para a formação profissional são ministrados por professores com notório saber no campo de cada curso, profissionais renomados no mercado e reconhecidos nas áreas em que atuam.

METODOLOGIA DE ENSINO DA UNILATUS [Voltar]

A metodologia de ensino da UNILATUS procura sempre atender as especificidades dos seus alunos, com horários flexíveis, o que facilita a compatibilização do estudo coma  vida pessoal e profissional.

No mundo contemporâneo, os avanços tecnológicos ganham reconhecida notoriedade na sociedade e no universo acadêmico, fazendo com que os instrumentos oriundos da tecnologia da informação e comunicação ultrapassem as fronteiras e os muros da escola, mostrando ao professor os desafios dessa profissão tão complexa e, por isso, torna-se necessário adotar práticas pedagógicas inovadoras capazes de promover um aprendizado significativo para os alunos.

Com foco na adoção de práticas pedagógicas inovadoras e, também, na atuação do professor que atua em cada curso, a metodologia de ensino da UNILATUS entende que as práticas pedagógicas inovadoras são aquelas que rompem com o paradigma da racionalidade técnica centrado na lógica disciplinar e na transmissão de conteúdos fragmentados e dogmatizados. Sendo assim, em qualquer espaço de construção do conhecimento, é imperativo o uso da interdisciplinaridade entre os conteúdos abordados.

A inovação, aqui, não é sinônimo de utilização de recursos tecnológicos de forma instrumental, mas sim, de mudança na lógica de ensinar e de aprender, assegurando aos estudantes um lugar efetivo de participação na elaboração e ressignificação dos conteúdos trabalhados, além da possibilidade de questionamento aos conhecimentos teóricos e de investigação e proposição de alternativas aos problemas do campo da prática profissional para a qual estão sendo formados. Assim, são percebidos como sujeitos que, ao aprenderem, produzem conhecimento. (II COLÓQUIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS/Uneb 2011).

É sabido que todo estudante traz consigo suas necessidades, motivações, aspirações, histórias de vida e conhecimentos prévios. Com isso, ao adentrar num curso, este estudante espera que essa motivação cresça, se fortaleça e possa transformar sua realidade. Daí a importância do professor saber conduzir todo o processo, promovendo essa construção, (re) construção e transformação na vida deste aluno.

Diante disso, nós, da UNILATUS, acreditamos que, juntos, podemos construir um mundo melhor. Assim, a imagem abaixo reflete o trabalho que a UNILATUS desenvolve em Jacobina e nas cidades ao seu entorno, nos diversos cursos e modalidades em que oferta e coordena.  Na foto, a Profa. Ticiana Mesquita – Diretora da UNILATUS, ladeada por alunos que concluíram, com êxito, o curso de Pedagogia.