A Faculdade, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização do conhecimento produzido, tendo em vista que esse conhecimento não é dado a priori. Trata-se de conhecimento vivo e que se caracteriza como processo em construção. Logo ela acontece como prática social que se desenvolve nas relações estabelecidas entre os grupos, seja na Faculdade ou em outras esferas da vida social, se caracteriza como campo social. Portanto, pensar a função social da escola implica repensar o seu próprio papel, sua organização e os atores que a compõem.

Portanto, este Curso de Complementação se justifica, na medida em que se almeja desenvolver competências pedagógicas para que o professor da área desenvolva suas funções de forma competente e acima de tudo, como profissional com qualidade técnica e pedagógica.Ao aluno concluinte do Programa, será conferido Certificado de Conclusão, equivalente à Licenciatura Plena, fundamentado na Resolução Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015 onde define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura).

 

 

 

OBJETIVO DO CURSO

GERAIS

  • Capacitar os professores que atuam na educação para as disciplinas do Currículo do ensino fundamenta II e do ensino médio e da educação profissional em nível médio.
  • Qualificar os bachareis e Tecnológolos para atuarem na educação nas disciplinas do Currículo do ensino fundamenta II e do ensino médio e da educação profissional em nível médio.

 

ESPECÍFICOS

  • Contemplar no programa as competências, indispensáveis ao desempenho das atribuições profissionais.
  • Propiciar conhecimentos que favoreça ao profissional lidar com um ambiente de trabalho em constante mutação.
  • Instrumentalizar os profissionais para serem capazes de trabalhar de acordo com padrões definidos.

PÚBLICO ALVO

  • O programa é destinado a portadores de diploma de nivel superior, professores, bachareis e tecnologos que atuem e ou desejem atuar na carreira educacional e que não possuem habilitação especifica.

METODOLOGIA

Através da metodologia teoria – prática, cuja operacionalização será feita em modulos interligados e complementares. As etapas do trabalho pedagógico deste programa serão desenvolvidas através de atividades que visem a articulação entre a teoria e a prática de situações – problemas, do mapeamento de ideias, de leituras prévias, sistematização de conteúdos com exposição participada pêlos sujeitos da aprendizagem (Mediador/Aprendente).

CARGA-HORÁRIA

A Carga horária geral do programa será de 1.400 horas, sistematizadas em módulos, distribuido em 18 componentes curriculares.

QUEM CERTIFICA O CURSO?

FBM – FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ

Credenciamento: Portaria MEC 160 de 03 de março de 2015 – D.O.U de 04/03/2015

Mantenedora:  Instituto de Ensino Superior Teológico Cristão – IESTEC

Endereço: Rua Edmundo Bastos, s/n – Bairro Sanharão – Baturité –CE – CEP 62760-000

 

FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS

 

Credenciamento:  Portaria MEC nº 1.176, de 17 de abril de 2002 – DOU nº 74 de 18/04/2002

Mantenedora: Instituto de Ensino Superior de Candeias

Endereço: Rodovia BA-522, KM 8, s/n – Caroba, Candeias – BA, 43813-300