Técnico em Saúde Bucal
Adquira conhecimento profissional e atue em uma das áreas essenciais para a saúde.
Você vai desenvolver habilidades necessárias para ser inserido no mundo do trabalho.
O que faz um Técnico em Saúde Bucal?
Vista como uma profissão promissora o técnico em saúde bucal é frequentemente solicitado no mundo do trabalho, de acordo com o código de ética odontológica o técnico em saúde bucal é um profissional essencial que é devidamente capacitado podendo exercer múltiplas funções no dia a dia na área odontológica como participar do treinamento e capacitação do auxiliar em saúde bucal e de agentes multiplicadores das ações de promoção à saúde. Este profissional é devidamente respaldado pela lei para realizar a devida limpeza e a anti-sepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos com a supervisão do cirurgião dentista.
O Técnico em Saúde Bucal pode estar presente em todos os procedimentos que o cirurgião presta aos seus pacientes, auxiliando na realização e organização das fichas dos pacientes, facilita a rotina do expediente no consultório odontológico, ou até mesmo em ambientes hospitalares, habitualmente em ambientes como hospitais
realiza a manutenção dos cuidados bucais de pessoas internadas, além disso, pode educar e ensinar práticas de higiene e cuidado.
O Técnico em Saúde Bucal pode estar presente em todos os procedimentos que o cirurgião presta aos seus pacientes, auxiliando na realização e organização das fichas dos pacientes, facilita a rotina do expediente no consultório odontológico, ou até mesmo em ambientes hospitalares, habitualmente em ambientes como hospitais
realiza a manutenção dos cuidados bucais de pessoas internadas, além disso, pode educar e ensinar práticas de higiene e cuidado.
Quais são as áreas de atuação de um Técnico em Saúde Bucal?
Ao tornar-se um Técnico em Saúde Bucal você pode trabalhar em:
Quais disciplinas você irá aprender?
I.
Anatomia Bucal e Noções de Semiologia
Fundamentos de anatomia e fisiologia da boca. Fundamentos de semiologia bucal, recursos semiotécnicos e importância da anamnese. Lesões fundamentais. Fatores de risco ao aparecimento e desenvolvimento de doenças bucais: herpes, afta, câncer bucal, manifestações bucais da Aids e outras. Principais sinais e sintomas das doenças bucais. Registro de dados na ficha clínica.
II.
Ética e Saúde
Conhecer as relações entre os aspectos técnicos, sociais, econômicos, legais e éticos da profissão preparar o aluno para a atuação social e profissionalmente de forma ética, consciente de sua responsabilidade socioambiental aplicar os princípios éticos na abordagem com o cliente/comunidade e com os outros profissionais da equipe de trabalho.
III.
Saúde coletiva
Compreender as políticas públicas de promoção da saúde e atuar em equipe multidisciplinar de forma democrática, cooperativa, solidária e pertinente com as políticas e ações de saúde adotar medidas promocionais, assistenciais, preventivas e educativas no âmbito da saúde utilizando as metodologias de educação em saúde.
IV.
Noções de Cariologia e Periodontia
Conhecer anatomia bucal e dental utilizar a terminologia anatômica. Analisar as estruturas anatômicas e a função da boca e dos dentes registrar ocorrências e serviços prestados ao paciente orientar os pacientes sobre a etiologia da cárie dentária, para que assumam, com autonomia, a própria saúde conhecer anatomia bucal utilizar métodos de prevenção da cárie dentária por meio de técnicas de higienização bucal ensinar técnicas de escovação. Conhecer, preencher tabelas, protocolos e prontuários utilizados nas diferentes especialidades odontológicas.
V.
Promoção da Saúde Bucal
Introdução à promoção da saúde educação em saúde confecção de instrumentos educacionais em saúde bucal uso de tecnologias leves na prevenção das doenças bucais biofilme-dependente execução de oficinas preventivas para cárie dentária. Planejamento e execução de oficinas preventivas para os principais agravos periodontais (gengivite, periodontite, pericoronarite, dentre outros).
Sobre o investimento
Inscrição por apenas:
R$150,00
e parcelamento de 25x de 310,09
Pergutas frequentes
Em quanto tempo consigo finalizar o curso?
Em quatro semestres.
Qual é a documentação necessária?
RG, CPF, Comprovante de residência, e histórico de conclusão do ensino. Caso o aluno ainda esteja cursando, poderá realizar o curso técnico comitente ao ensino médio.
Como funciona o método de aprendizado?
Modalidade Híbrida.
Precisarei de algum material complementar?
Alguns Materiais podem ser solicitados ao decorrer do curso.
É necessário fazer estágios?
Sim, para melhor aprendizado e vivência no âmbito da saúde é necessário que sejam realizados os estágios e para complementação de carga horária que o curso solicita.