Técnico em Radiologia

Aprenda uma das profissões fundamentais para a área da saúde onde a contratação de profissionais qualificados evolui gradativamente.
Essa é a sua chance de ingressar no mundo do trabalho através da área da saúde.
Quero iniciar agora

O que faz um Técnico em Radiologia

O Técnico em Radiologia é o profissional responsável por manusear aparelhos que empregam o uso de radiação para diagnosticar e acompanhar imagens visualizadas por meio desse tipo de energia,  é uma das profissões mais requisitadas  nas atividades da unidade de saúde, atua diretamente no atendimento é um profissional de nível médio que lida nas rotinas de preparação e condução de métodos e diagnósticos por imagem, capacitado e habilitado no funcionamento de equipamentos e obtenção de imagens radiológicas.

Participa da preparação de pacientes e realiza exames e radioterapia, prestando atendimento aos pacientes fora da sala de exame, realizando as atividades segundo boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança e código de conduta. assessora nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Quais são as áreas de atuação de um Técnico em Radiologia?

Ao tornar-se um Técnico em Radiologia você pode trabalhar em:

Hospitais

No Hospital o Técnico em Radiologia pode estar realizando procedimentos como o  preparo da sala, cuidando e auxiliando o paciente manuseando as soluções químicas necessárias para os exames, além de posicionar  o paciente para a realização do exame,Operar o equipamento para realizar o exame.

Clínica Veterinária

Na área de veterinária o técnico em radiologia busca junto ao médico veterinário o diagnóstico de anormalidades e doenças em animais Isso envolve a realização de exames de imagens tais como os utilizados em seres humanos, como por exemplo: raio-x, ressonância magnética.

Consultório Odontológico

O Técnico em Radiologia que atua na área fica responsável pela operação de equipamentos destinados à geração de imagens radiográficas intra e extrabucais.

Disciplinas que você irá aprender

I.

Higiene, Profilaxia e Orientação para o Autocuidado

Estudos fundamentais sobre saneamento básico, saúde pública e meio ambiente. Resíduos de serviços de saúde e lixo hospitalar. Conceitos fundamentais de higiene e profilaxia e suas aplicabilidades. O estudo do processo saúde doença nos diversos ambientes. Compreensão das principais doenças adquiridas seus vetores e agentes etiológicos. Estudos fundamentais dos princípios da prevenção de danos ambientais. O Auto Cuidado
II.

Anatomia e Fisiologia Humana Aplicada à Radiologia

Conceitos básicos integrados sobre anatomia, morfologia, macroscópica e funcional dos órgãos e sistemas do corpo humano e seus mecanismos reguladores, descrevendo os aspectos morfofuncionais dos sistemas esquelético, articular, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, reprodutor e endócrino.
III.

Processamento de Imagens Digitais

Conceitos fundamentais de processamento de imagens digitais introdução a um ambiente computacional para desenvolvimento, exercícios e testes. Introdução à formação de imagens médicas. Principais modalidades de imagens. Pré-processamento de imagens: manipulação de contraste, detectores de bordas. Introdução à segmentação. Tópicos avançados em processamento de imagens de imagens digitais; formatos de arquivo de imagens. Restauração e filiais, filtragem de imagem, limiarização e segmentação de imagens.
IV.

Exames Radiológicos com Contraste

Anatomia, Fisiologia e Procedimentos Contrastes e Posicionamento específico: Aparelho Circulatório, dos Órgãos do Aparelho Digestivo, os Órgãos Pélvicos Femininos e dos Órgãos Pélvicos Masculinos, de Articulações Sinoviais e Estruturas de Tecidos Moles Relacionadas, da Medula Espinhal e de suas ramificações de raízes nervosas. Introdução às técnicas de meios de contraste e noções básicas dos seguintes exames contrastados: Urografia excretora; Seriografia do esôfago, estômago e duodeno; Clister opaco; Cavernosografia; Mielografia; Sialografia; Histerossalpingografia; Flebografia; Angiografias em geral; Coronariografia; Aortografia.
V.

Proteção Radiológica

Objetivos da proteção radiológica. Princípios básicos de proteção radiológica. Grandezas dosimétricas e unidades em proteção radiológica. Normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Recomendações de comitês internacionais de proteção radiológica. Norma nacional de proteção radiológica em radiologia diagnóstica. Normas do Ministério do Trabalho e Emprego sobre radiação ionizante e segurança em serviços de saúde. Plano de proteção radiológica para instalações de radiologia diagnóstica. Medida da radiação ionizante. Detectores e medidores de radiação. Protocolos internacionais de medida e calibração de instrumentos de detecção de radiação ionizante. Procedimentos de medida. Levantamento Radiométrico em instalações radiológicas. Normas para movimentação interna e externa de materiais radioativos otimização em proteção radiológica

Sobre o investimento

Inscrição por apenas:
R$150,00
e parcelamento de 25x de 310,09
Quero iniciar agora!

Pergutas frequentes

Em quanto tempo consigo finalizar o curso?
Em quatro semestres.
Qual é a documentação necessária?
RG, CPF, Comprovante de residência, e histórico de conclusão do ensino. Caso o aluno ainda esteja cursando, poderá realizar o curso técnico comitente ao ensino médio.
Como funciona o método de aprendizado?
Modalidade Híbrida.
Precisarei de algum material complementar?
Alguns Materiais podem ser solicitados ao decorrer do curso.
É necessário fazer estágios?
Sim, para melhor aprendizado e vivência no âmbito da saúde é  necessário que sejam realizados os estágios e para complementação de carga horária que o curso solicita.